ENTRE A MEMÓRIA, A HISTÓRIA E A HISTORIOGRAFIA DE MOVIMENTOS POPULARES DOS ANOS 1970 E 1980:
o caso do IAJES.
Palabras clave:
IAJES, Movimentos Sociais, PesquisasResumen
Em 2004, teve início a primeira pesquisa de mestrado (PPH/UEM) com os documentos do Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor – IAJES, acerca dos movimentos sociais que esta entidade católica progressista ajudara a organizar em Andradina-SP e região, entre 1969 e 1996. Naquela ocasião, esses documentos eram inacessíveis ao público e encontravam-se em um galpão precário. As fontes documentais ali alojadas por dez anos misturavam-se com equipamentos de laboratório de análises clínicas, de gráfica offset, móveis de escritório e outros resquícios das diversas experiências produzidas nas décadas em que a entidade fomentou grupos e movimentos como contra a carestia, de mulheres, da Luta pela Saúde, movimento de bairros, Constituinte, agindo sob premissas da Teologia da Libertação, e em rede. Duas décadas depois, o IAJES segue a figurar como objeto de pesquisa, pela potência de seu acervo documental e a riqueza da experiência social e política que engendrou. Se há vinte anos, nos propusemos a conhecer as trajetórias do IAJES como entidade guarda-chuva de movimentos populares urbanos do Noroeste Paulista, neste texto, apresentaremos as trajetórias de pesquisas e o estado do conhecimento do IAJES e suas fontes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mariana Esteves de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.