A CAPITANIA DO PARAGUAÇU:
redes clientelares e direito à terra em uma donataria singular (1552-1579)
Palabras clave:
Capitanias donatárias, Bahia Colonial, ParaguaçuResumen
Em 1566, foi concedida à dom Álvaro da Costa, uma capitania que se diferenciava das primeiras donatarias estabelecidas no Brasil na década de 1530, pelo fato de seu território ter sido doado, anteriormente, como sesmaria. Partindo dessa singularidade, este artigo objetiva debater algumas questões acerca da posse e propriedade de terra no Recôncavo baiano e da formação da elite colonial no Brasil do século XVI.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Alexandre Gonçalves do Bonfim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





