O DOENTE DE LEPRA
identidade social e estigmatização (1930-1940)
Palabras clave:
Identidade social, Lepra, EstigmatizaçãoResumen
O trabalho objetivou analisar a identidade social do leproso, sobretudo sua estigmatização no Brasil entre 1930 e 1940. O estudo tomou como base um conjunto de fontes diretas e indiretas (leis, prontuários médicos, depoimentos, livros e trabalhos acadêmicos) que foram analisadas com base nos conceitos de identidade social, estigma, instituição total de Gofmann (1988, 2001). Por fim, concluiu-se que a identidade doente era comum, complexa e plural, todavia, foi deteriorada pela ação do estigma.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 José Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.