"A EDUCAÇÃO QUE NOS CONVÉM”:
Apagamento da memória e resistência pedagógica nos ginásios vocacionais de São Paulo sob o regime militar (1957-1971).
Palabras clave:
Ditadura Militar, Ginásios Vocacionais, Ginásios Orientados para o TrabalhoResumen
Este texto apresenta e analisa o histórico de criação e extinção dos Ginásios Vocacionais (GVs) de São Paulo desde as classes experimentais até a imposição dos Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs). Com base em análise documental e historiográfica, conclui-se que a destruição da materialidade e da memória dos GVs impactaram a maneira com que se pensa a educação pública na atualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Caio Rodrigo Carvalho Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.