"A EDUCAÇÃO QUE NOS CONVÉM”:

Apagamento da memória e resistência pedagógica nos ginásios vocacionais de São Paulo sob o regime militar (1957-1971).

Autores/as

  • Caio Rodrigo Carvalho Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Ditadura Militar, Ginásios Vocacionais, Ginásios Orientados para o Trabalho

Resumen

Este texto apresenta e analisa o histórico de criação e extinção dos Ginásios Vocacionais (GVs) de São Paulo desde as classes experimentais até a imposição dos Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs). Com base em análise documental e historiográfica, conclui-se que a destruição da materialidade e da memória dos GVs impactaram a maneira com que se pensa a educação pública na atualidade.

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

CARVALHO LIMA, C. R. "A EDUCAÇÃO QUE NOS CONVÉM”:: Apagamento da memória e resistência pedagógica nos ginásios vocacionais de São Paulo sob o regime militar (1957-1971). Revista Historiar, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 144–162, 2024. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/516. Acesso em: 22 ene. 2025.