A BRASILIDADE COMO FIGURA DA MEMÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR EM OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

  • Ana Carolina Lima Santos UFOP
  • Sarah Elisa Carvalho Moreira

Palabras clave:

Arte, Memórias da ditadura, Identidade nacional

Resumen

Este artigo analisa cinco obras de arte contemporâneas que, ao materializarem memórias da ditadura civil-militar, evocam a noção de brasilidade. Observa-se como nelas símbolos nacionais são mobilizados de formas singulares para evidenciar a violência que era ocultada sob o patriotismo forjado pelo regime militar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Lima Santos, UFOP

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5418515946711403.

Sarah Elisa Carvalho Moreira

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto (PIP/UFOP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3918523116585632.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

LIMA SANTOS, A. C.; CARVALHO MOREIRA, S. E. A BRASILIDADE COMO FIGURA DA MEMÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR EM OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEAS. Revista Historiar, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 49–66, 2024. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/510. Acesso em: 22 ene. 2025.