O TEMPO DO LUTO E O LUTO DO TEMPO:
as artes de lembrar e narrar o ausente nas memórias de Evelize Silva Costa.
Palabras clave:
História, Literatura, PsicanáliseResumen
O objetivo deste artigo é pensar, a partir das narrativas de Evelize Silva Costa, uma mulher viúva, quais suas atitudes diante da morte e, principalmente, como a vivência de seu trabalho de luto é interessante para pensar as dimensões temporais imbricadas nesse processo. No primeiro tópico, a discussão mobiliza um debate a partir das conexões possíveis entre História, Literatura e Psicanálise, o que também permite pensar as discussões em torno do trabalho com a história oral. No segundo tópico, busca-se pensar como o trabalho de luto impulsiona uma reflexão sobre o tempo, tentado articular, nesse sentido, a noção de vida/futuro interrompido.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ana Karolina Freire Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.