DIÁRIO DE UMA VIAGEM AO BRASIL
a narrativa de Maria Graham sobre o processo de independência (1821-1823)
Palabras clave:
Maria Graham; Independência; GêneroResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a narrativa sobre a independência do Brasil da viajante inglesa Maria Graham, tendo como marco temporal os anos de 1821 e 1823. A partir do conceito de gênero, pretende-se investigar os relatos presentes no Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada neste país durante parte dos anos de 1821, 1822 e 1823, construído durante o período de viagem ao território brasileiro. O diário publicado em 1824, na Inglaterra, é uma fonte importante para observar a atuação e as impressões de Maria Graham no Império, que, apesar do contexto do patriarcado, foi testemunha e escritora de discussões e conflitos que envolviam o processo de independência do Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Flaviana Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.