“Uma luta com, dentro e contra a instituição”

o Hospital Areolino de Abreu no contexto da reforma psiquiátrica (1970-2004)

Autores/as

Palabras clave:

História, Piauí, Psiquiatria

Resumen

Este artigo pretende tratar sobre as modificações realizadas no Hospital Areolino de Abreu, no contexto do processo e da consolidação legal da Reforma Psiquiátrica como tendo uma trajetória peculiar em relação ao processo nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Rita de Paula, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em História pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista de iniciação científica CNPQ.

Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Professor Associado II da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestrado em História do Brasil, pela UFPI, Especialização em Docência do Ensino Superior pela UESPI, Graduação em História pela UESPI, Graduação em Pedagogia pela UFPI e Graduando de Psicologia da Uninassau - Teresina. Coordena o Curso de Licenciatura em História, do CEAD (Centro de Educação Aberta e a distância) e os Programas Stricto Sensu da Pró Reitoria de Ensino de Pós-Graduação - PRPG/UFPI, Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UFPI no período de 2015 a 2017. Coordenou o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em História UFPE/UFPI (2013-2017). É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "História Política, Teatro e Estética" Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: República, história militar, música, cultura, literatura, teatro e memória

Publicado

2021-11-07

Cómo citar

DE PAULA, M. R.; NASCIMENTO, F. de A. de S. “Uma luta com, dentro e contra a instituição”: o Hospital Areolino de Abreu no contexto da reforma psiquiátrica (1970-2004). Revista Historiar, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 291–307, 2021. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/361. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Tema Livre