BIPARTIDARISMO NO CEARÁ- o caso da arena na zona norte (1966-1979).
Resumen
O presente artigo discute a atuação da ARENA na zona norte do Ceará, nos anos de 1966 a 1979. O partido tem origem com o sistema bipartidário que vigorou nas décadas de 1960/70, como parte da política do regime militar. A ARENA deveria representar o governo em contraposição ao MDB que representava a oposição. Na zona norte do Ceará a agremiação teve hegemonia na política municipal elegendo a maioria dos prefeitos. Mas não foi tranquilo reunir tantas correntes políticas numa única agremiação para ocupar o lugar de partido do governo. O livro de Lúcia Grinberg Partido político ou bode expiatório é uma das poucas referências para o estudo da ARENA. Depoimentos, dados eleitorais, discursos entre outros materiais, auxiliaram na compreensão do tema na zona norte cearense.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.