Um temor dos libertos: o medo da reescravização – o recenseamento de 1890 e o pós-abolição em Sergipe
Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar, a partir da experiência sergipana, como a realização do Recenseamento Geral do Brasil em 1890 provocou nos libertos o medo da reescravização. Argumentamos que os egressos do cativeiro estavam atentos a qualquer medida que julgassem pôr em risco a liberdade recém conquistada. Além disso, buscamos refletir sobre as condições, as expectativas, os conflitos e as contradições que cercavam a realização do censo de 1890 no território sergipano, colocando assim algumas interrogações sobre a confiabilidade dos seus dados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.