CULTURA POLÍTICA, PODER E RELAÇÕES DE FORÇA: CHAGAS VASCONCELOS E A OPOSIÇÃO NO CEARÁ NA DITADURA.
Resumen
O presente artigo analisa, a partir do embate entre deputado Chagas Vasconcelos e o Governador Cesar Cals, traços da oposição no Ceará durante a Ditadura, representada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Balizados nas relações de poder que se exercem nas disputas entre Oposição e Governo, buscamos problematizar a oposição no Ceará dentro do contexto autoritário vigente, auxiliados ainda pelas interpretações do conceito de cultura política e poder.
Palavras-chave: Chagas Vasconcelos; MDB; Cultura Política; Poder.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.