Tempo e tradição oral: o caso da morte da Rufina no sul do Ceará
Resumen
O presente artigo problematiza a percepção do tempo a partir da tradição oral da morte da Rufina no Cariri cearense. Segundo a tradição oral, ela teria padecido de grande sofrimento no momento da morte, sendo assassinada e não obtendo os ritos fúnebres entendidos como necessários na passagem da alma para o outro mundo. Nesses termos, temos como ponto central a compreensão das percepções subjetivas do tempo da referida morte.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.