MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS E A ATUAÇÃO DO PADRE ALFREDO DÂMASO NO NORDESTE REPUBLICANO

Autores/as

Resumen

Nas primeira metade do século XX ocorreram intensas mobilizações dos povos indígenas no Nordeste, após um longo período de silenciamento oficial que decretou a extinção dos aldeamentos nas últimas do século XIX. Os índios Carijó habitantes em Águas Belas/PE, buscaram o apoio de Pe. Alfredo Pinto Dâmaso na mediação política entre os indígenas e o Estado, para o reconhecimento estatal, provocando a emergência étnica de outros grupos indígenas como os Fulni-ô, Os Xukuru do Ororubá e os Xukuru-Kariri expressas em suas memórias orais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular de História do Colégio de Aplicação da UFPE. Doutor em História Social pela UNICAMP. Leciona no PROFHISTÓRIA/UFPE, no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande-PB) e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/Campus Caruaru, destinado a formação de professores/as indígenas em Pernambuco. E-mail: edson.edsilva@hotmail.com

Publicado

2018-01-27

Cómo citar

SILVA, E.; BEZERRA, D. da S. MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS E A ATUAÇÃO DO PADRE ALFREDO DÂMASO NO NORDESTE REPUBLICANO. Revista Historiar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 175–193, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/259. Acesso em: 3 jul. 2024.