DOS DEBATES PARLAMENTARES ÀS TENTATIVAS DE ENGENDRAMENTO DE UMA POLÍTICA INDIGENISTA NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1840-1889)

Autores/as

  • Tatiana Gonçalves Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Resumen

Neste artigo analisaremos os debates em torno da “questão indígena”, antes e depois da promulgação do Regulamento acerca das missões de catequese e civilização dos índios de 1845. Além disso, buscamos compreender também as tentativas de engendramento de uma política indigenista pela província de Minas Gerais, especialmente no vale do Mucuri. A análise dos debates parlamentares travados no Senado demonstra a nebulosidade que pairava sobre esta tão implexa questão. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Gonçalves Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui interesse em História das missões católicas no Brasil no século XIX, História dos índios no Brasil. Atualmente é doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisa acerca do processo de expropriação de terras indígenas no Espírito Santo, durante a segunda metade do século XIX.

Publicado

2018-01-27

Cómo citar

OLIVEIRA, T. G. DOS DEBATES PARLAMENTARES ÀS TENTATIVAS DE ENGENDRAMENTO DE UMA POLÍTICA INDIGENISTA NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1840-1889). Revista Historiar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 143–158, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/250. Acesso em: 3 jul. 2024.