ATIÇARAM AS FLAMAS DO CALDEIRÃO: UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DA TERRA JUNTO AO CONFLITO DO CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ DO DESERTO
Resumen
Este estudo vem apresentar uma teoria ainda inédita com relação à comunidade cearense do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, que teve duração entre 1926 e 1936. De acordo com a Constituição de 1934 e seu dispositivo acerca da aquisição da propriedade por usucapião, defende-se a obtenção da propriedade por parte dos habitantes da comunidade. Tal defesa se dará por meio da exposição e da interpretação dos institutos do ordenamento jurídico brasileiro acerca da questão da usucapião. A interpretação, por sua vez, foi realizada em conjunto com uma análise crítica do caso concreto norteada por princípios jurídicos e pela sociologia com base na configuração da sociedade brasileiro-nordestina da época e do presente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.