Habitus e campo religioso católico no Ceará na década de 1960
Resumen
O recrudescimento da cultura política autoritária na década de 60 no Brasil coincidiu com a realização do Concílio Vaticano II (1962 – 1965), a mais importante reforma do catolicismo no século XX. O Concílio, ao tentar responder às problemáticas resultantes do pós-guerra, reformulou a doutrina da Igreja, aprovou novidades como padres operários, a missa em língua vernácula e privilegiou a participação dos leigos nas pastorais. Aqui buscamos problematizar as vicissitudes do catolicismo no Ceará na década de 1960, período de renovação do pensamento social cristão a partir da determinação da libertação social do pobre como imperativo teológico e ético. Tomando como referencial o episcopado de Dom José de Medeiros Delgado, nos interessa perceber os deslocamentos que foram se operacionalizando no catolicismo no Ceará, no recorte cronológico entre 1963 e 1969.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.