Homens livres de cor na Ribeira do Acaraú (1682-1720)
Resumen
Na capitania do Ceará, diversos homens livres de cor obtiveram “mercê” pelos serviços prestados ao governo português e com seus serviços vão dilatando a fronteira agropastoril. Ao tratar destes negros possuidores de bens, distintos e reconhecidos, num sertão semiárido, escravocrata e de hierarquias sociais, onde prestígio e distinção faziam partedo cotidiano, cabe indagar como foi possível a eles ascenderem socialmente naquele espaço colonial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.