Envio de artigos para o Dossiê "SerTão Plural"

2020-01-11

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“(...) como o sertão é grande”- Guimarães Rosa.

            A categoria Sertão foi  durante certo tempo uma das tendências interpretativas do Brasil – o Sertanismo, que se pretendia capaz de dar conta do que seriam as  múltiplas realidades identitárias do país, de forma considerada mais realista, substituindo o lugar do índio pelo do sertanejo, ainda que mantendo basicamente um mesmo discurso de afirmação e busca por uma identidade romântica, costurando imaginação e tradição, especialmente na trama literária. Espaço tenso de debate e afirmação de contrastes – rural, urbano, civilizado, incivilizado, acossado ora pela tradição, ora pela modernidade, o sertão já sofreu o impacto do determinismo, do romantismo, do modernismo, do tradicionalismo. De todo modo sua pujança excede suas (in)certas fronteiras e abre caminhos para reflexões quase sempre originais mas também espinhosas. Talvez uma das mais percucientes dessas reflexões tenha sido a de Euclides da Cunha com Os Sertões. Desde então compreendemos que não há sertão, mas sertões. Nesse sentido pensamos este número da Historiar: SerTão Plural, convida historiadores, antropólogos, críticos literários, geógrafos a fazerem de seus enredos, veredas, caminhos tortuosos, travessias e paragens para se pensar e repensar um (in)certo  sertão,  que na perspectiva de Caetano Veloso, é “Sertão de não Terminar senão No coração”. A impressão que o SerTão Plural nos causa é sempre essa: algo que não tem fim, que não termina, que se expande, que está em toda parte, como sabiamente nos ensinou Guimarães Rosa.