AS DISPUTAS POLÍTICAS NA RIBEIRA DO ACARAÚ EM TORNO DA MORTE E DOS BENS DO CORONEL SEBASTIÃO PINHEIRO RAPOSO (1720-1737)
Abstract
O presente artigo analisa as contendas políticas em torno das mortes dos bandeirantes paulistas na serra da Ibiapaba no ano de 1720. Inicialmente as informações sobre as mortes destes paulistas foram publicadas por Barão de Studart na revista do Ceará (RIC). Posteriormente, mais informações foram reveladas nos Documentos avulsos da Capitania do Ceará feito pelo projeto Resgate. Com estas informações foi possível analisar as disputas entre as elites locais no início do setecentos, na capitania do Ceará, especialmente na ribeira do Acaraú, motivadas pelas disputas da terra, da mão de obra e da imposição do poder régio no controle dos sertões e de seus moradores. Na ribeira do Acaraú utilizamos as informações relativas as mortes dos bandeirantes para compreender como elas foram utilizadas nestas disputas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.