REFLEXÕES SOBRE A PENA DE MORTE NO CEARÁ: O CASO DO PRETO LUIS – 1837.
Abstract
O presente artigo visa refletir sobre a pena de morte no Ceará, em especial, empregada contra os cativos no século XIX. Utilizou-se o caso do preto Luis, executado em 1840, por ter sido responsabilizado pelo assassinato Thomaz Pinto Pereira, em 1836, como um exemplo emblemático da mudança de comportamento das autoridades cearenses frente aos assassinatos cometidos pela escravaria após o motim dos pretos da Laura em 1839.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.