PROCESSO DE ABOLIÇÃO NO CEARÁ: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO
Abstract
O artigo estuda o surgimento do movimento abolicionista no Ceará, discutindo sua militância social na década de 1880; analisa o efeito simbólico das festas de libertação e entrega de alforrias, juntamente com sua divulgação nos jornais, como instrumento político dos grupos abolicionistas; seleciona algumas produções didáticas sobre História do Ceará, em diferentes épocas do século XX, estudando como o assunto “Abolição no Ceará” foi difundido nas escolas do estado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.