Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Diretoria do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em parceria com o Curso de História, dispõem para a comunidade acadêmica a  Revista Historiar (Qualis B2), cujo objetivo é criar oportunidades para a divulgação das pesquisas do corpo docente das áreas de humanidades da UVA e de outras IES de ensino e pesquisa. Face à sua concepção inicial, a Revista Historiar estará voltada para a divulgação (online) dos resultados das pesquisas desenvolvidas por profissionais da História, dentro de suas atividades acadêmico-científicas.  Desde já, agradecemos a colaboração e o empenho dos autores no que tornaram viável esta publicação que, pretendemos, seja de periodicidade semestral.

Políticas de Seção
Dossiê
Em situações especiais, docentes pesquisadores (de renomada experiência dentro dos estudos históricos), são convidados ou selecionados para organizar um dossiê para compor um número da Historiar.

- Os artigos do dossiê sempre estão de acordo com o foco e escopo da revista e se somam aos demais itens publicados na edição regular (artigos, resenhas, entrevistas).

- O organizador do dossiê pode ser docente da mesma universidade que edita o periódico, ou de outras instituições de prestígio nacional ou internacional, ou ainda pesquisadores de diferentes instituições podem atuar juntos na tarefa de organização e avaliação dos artigos.

- O organizador será o primeiro a avaliar os manuscritos submetidos para compor o dossiê. O segundo avaliador será designado pela editora-chefe da revista, que convida membros da equipe editorial, que tenham suas linhas de pesquisa alinhadas com a temática do dossiê em avaliação e o processo de avaliação dos artigos do dossiê será às cegas, como nos artigos regulares.

Artigos em fluxo contínuo
Os critérios adotados para a seleção dos trabalhos são: ineditismo, originalidade, clareza, relevância para a área. Serão bem-vindos artigos que apresentem uma análise crítica sobre assuntos pertencentes à historiografia.

Resenhas
A Seção Resenha publicará textos inéditos com comentários críticos sobre obras relevantes na área de concentração do periódico. Devem referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos quatro anos anteriores ao da submissão; ou a livros publicados em outras línguas nos últimos 10 anos.

Entrevistas
Serão publicadas entrevistas realizadas com pesquisadores que se dedicam à produção historiográfica e áreas afins.

Fluxo Editorial

O processo editorial da Revista Historiar segue o seguinte fluxo de trabalho:

  • Submissão: os artigos são recebidos no sistema. Nessa etapa os textos são rejeitados (se estiverem fora dos padrões de normalização da revista ou se uma avaliação externa integral não é justificada) pelos editores ou atribuídos a avaliadores.

  • Avaliação:  os artigos vão para avaliação duplo cega por pares dos trabalhos acontece. Sendo aprovado, o artigo segue para a próxima fase.

  • Edição de Leiaute: apenas os artigos aprovados por pares seguem para a revisão de textos e leiaute. Isso exige ajustes textuais e/ou de forma.

  • Editoração: é a última fase onde se preparam os textos na sua versão final, em que os artigos são transformados em PDF.

Processo de Avaliação na Revista

Os originais de artigos, entrevistas e resenhas submetidos à Historiar são encaminhados à Editora-Chefe do periódico e ao Editor Assistente, membros da comissão editorial da revista. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista e se uma avaliação externa integral é justificada. Após essa avaliação preliminar os trabalhos serão enviados à apreciação de dois pareceristas integrantes do Conselho Consultivo. Caso haja discordância quanto aos pareceres, o manuscrito (artigo/resenha/entrevista) será enviado a um terceiro parecerista.

O prazo para conclusão do processo varia entre 3 e 6 meses. Todos os pareceristas recebem os artigos via portal e a avaliação é feita às cegas. Além do manuscrito para avaliação, os pareceristas recebem um formulário padrão de avaliação e uma declaração sobre conflito de interesses que deve ser assinada e enviada ao editor-chefe do periódico.

Observação: Há conflito de interesses quando um autor (ou a instituição do autor), revisor, parecerista ou editor tem relações financeiras ou pessoais que influenciem de forma inapropriada (viés) suas ações.
Os originais poderão ser:
- Aceitos na íntegra, sem restrições;
- Aceitos na íntegra, com algumas alterações;
 -Ou Recusados.
- O processo de avaliação é feito rigorosamente às cegas (o arquivo em formato word não deve conter informações pessoais/ acadêmicas), no entanto os autores devem preencher seus dados acadêmicos no formulário que já está incluído nos 5 passos de submissão dos manuscritos. Esses dados acadêmicos serão utilizados somente se o artigo for aceito e publicado.
-Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores e via portal (sistema) aos autores. O Conselho Consultivo da Revista e a Equipe Editorial reservam-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.
- A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de um inédito por autor/a ao ano.

No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores. A revista não se responsabiliza pelas imagens enviadas (conforme condição de submissão que segue abaixo). A condição deverá ser aceita pelo autor no ato da submissão via portal):
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na  Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.
Toda comunicação com a revista deverá ser feita através do endereço eletrônico revistaemperspectiva@gmail.com ou através do Portal de Periódicos da UFC.

O envio de trabalhos deve ser feito, obrigatoriamente, através do Portal da Historiar. Para acesso completo ao periódico o autor deve criar um perfil como “autor” e obter automaticamente um login e senha de acesso.

Periodicidade

Periodicidade Semestral.

Política de Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

Política de Repositório

Esta revista permite que realizem o depósito de suas publicação em repositórios institucionais, a exemplo do Diadorim.

Política e Declaração de Direitos Autorais
1- O autor que tiver seu trabalho aceito para publicação na Revista Historiar deverá ceder seus direitos autorais à mesma;

2 - No caso de artigos em co-autoria, seguimos as recomendações de publishers e de instituições como o Committee on Publication Ethics (COPE), que orientam periódicos internacionais de excelência. Além disso, a Revista Em Perspectiva adota a licença CC BY-NC como atribuição principal de Acesso Aberto.

3- A republicação total ou parcial do trabalho é autorizada, mas condicionada à citação da publicação original da Revista Historiar;
4. Ao submeterem seus trabalhos à Revista Historiar os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso);
5- Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Historiar são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
6- Para fins de divulgação, a Revista Historiar poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc);
7. A Revista Historiar é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
8. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado;
9. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa;
10. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Políticas contra Plágio

No sentido de garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que visam a incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que autores e autoras, antes de submeterem textos para a revista, sigam os seguintes passos:

1. Visitar o website do COPE (http://publicationethics.org), que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos e/ou analisados e interpretados de outras publicações, caso haja;

3. Citar devida e obrigatoriamente qualquer conteúdo intelectual de outros autores em caso de sua revisão crítica;

4. Indicar como autor apenas o(s) pesquisador(es) que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo;

5.Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo;

6. Incluir todos os autores nos critérios de autoria inédita do artigo.

Após a submissão, os Editor Chefe e Assistente, em conjunto com os membros do Conselho Editorial, realizarão os seguintes procedimentos:

1. Solicitar, quando pertinente, explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto na produção do artigo;

 2. Avaliar o manuscrito, momento em que será analisado o seu conteúdo textual, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, textos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

3. Solicitar ao(s) autor(es) explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos dessa avaliação.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com Editor Gerente e Assistente e, se pertinente, o Conselho Editorial, decidir se o manuscrito será enviado para a revisão por pares. Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.