ALÉM DO COMETA:

A supremacia branca pensada através do desastre

Autores

Palavras-chave:

Branquitude, W.E.B Du Bois, O Cometa

Resumo

Este trabalho explora a narrativa distópica do conto O Cometa (1920), de W.E.B. Du Bois, para discutir as dinâmicas da branquitude e da supremacia branca. A partir de uma metáfora apocalíptica, Du Bois retrata a relação entre dois sobreviventes — Jim, um homem negro, e Julia, uma mulher branca — evidenciando como as estruturas de poder racial se mantêm e se reorganizam, mesmo em cenários de colapso social. A análise articula a obra às teorias críticas sobre a identidade racial branca, dialogando com as discussões de Bento (2002, 2022) sobre os pactos narcísicos, as reflexões de Fanon (2020) sobre a desumanização colonial e os estudos de Cardoso (2010) acerca das categorias de branquitude crítica e acrítica. Assim, este estudo contribui para evidenciar a complexidade das hierarquias raciais e o modo como os privilégios da branquitude são reconfigurados para se perpetuar, mesmo em contextos de complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Educação (Ufes), especialista em Ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho (UFPI), licenciado em Ciências Biológicas (Ufes) e licenciando em pedagogia pela mesma instituição. Atua como pesquisador no grupo LitERÊtura.

Hiasmim Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

icenciada em História e mestranda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integra o Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (LETHIS - UFES) e faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia (NEPEFIL-UFES).

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Letras - Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Ufes. Coordena o LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. Realiza pesquisas nas áreas de literatura infantil e juvenil; educação e relações étnico-raciais; educação e diversidade; práticas pedagógicas; Análise Crítica do Discurso.

Downloads

Publicado

2026-01-02

Como Citar

BARBOSA DE JESUS, D.; DA SILVA DO ESPÍRITO SANTO, H.; DE ARAUJO, D. C. ALÉM DO COMETA:: A supremacia branca pensada através do desastre. Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 459–577, 2026. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/594. Acesso em: 11 jan. 2026.