INTELECTUALIDADES NEGRAS:
para pensar a constituição de epistemologias afrocentradas no Brasil.
Palavras-chave:
Intelectualidade negra, Epistemologias afrocentradas, Educação das Relações Étnico-RaciaisResumo
O artigo aborda a construção das intelectualidades negras no Brasil contemporâneo, ressaltando sua importância na formulação de epistemologias afrocentradas. Mobiliza um referencial teórico de inspiração foucaultiana. Baseando-se na ideia de que os conhecimentos científicos são atravessados por relações de poder, o artigo argumenta que a ciência produzida por e para as populações negras se constitui em um terreno de resistências e reconstruções epistemológicas, promovendo um redimensionamento das bases epistemológicas e maior equidade no campo acadêmico e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Carolina de Freitas Correa Siqueira, Lucas Costa Grimaldi, Eduardo Cristiano Hass da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





