RELATO SOBRE O PERÍODO DE AUTORITARISMO CIVIL-MILITAR EM UMA VERSÃO ALTERNATIVA DO BRASIL:

Apropriação pública da história e a distorção digital da realidade.

Autores

Palavras-chave:

Revisionismo, História, Ditadura militar

Resumo

O revisionismo, tem sido utilizado como uma tática para diminuir a memória da Ditadura. Um exemplo é o filme "1964: O Brasil entre armas e livros" (2019). A análise da obra visa compreender como o discurso revisionista permitem que o público se conecte com a história, considerando o conceito de Cultura Histórica de Jörn Rüsen (1994). Acreditamos que o conteúdo normativo da narrativa desempenhou um papel crucial para a falta de solidez na pesquisa histórica apresentada no documentário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RONALDO, UEPA

Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará. 

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

LEONEL, R. RELATO SOBRE O PERÍODO DE AUTORITARISMO CIVIL-MILITAR EM UMA VERSÃO ALTERNATIVA DO BRASIL:: Apropriação pública da história e a distorção digital da realidade. Revista Historiar, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 12–29, 2024. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/519. Acesso em: 21 jan. 2025.