Modos à Mesa

Sociabilidade e Consumo no Ceará (Séculos XIX e XX)

Autores

  • Ana Paula Gomes Bezerra Doutoranda em História (PPGH/ PUCRS), membro do LPA (Laboratório de Pesquisas Arqueológicas) MCT/ PPGH/ PUCRS; Coordenadora do GT Cultura Material e Arqueologia (ANPUHRS); Bolsista CNPq Sócia efetiva da SAB e Sócia da ANPUH.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção da sociedade cearense no modelo europeu de civilidade e consumo. As regras de sociabilidade foram aqui analisadas para melhor entender sua relação com o consumo de artigos de mesa e cozinha, mais especificamente da louça doméstica. Analisou-se a disposição dos cômodos da casa, priorizando a sala de jantar como elemento distintivo, pois nela é realizada um dos principais rituais de comensidade, o ritual do jantar.

Palavras-chave: Civilidade; Sociabilidade; Consumo; Cultura Material; Modos à mesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gomes Bezerra, Doutoranda em História (PPGH/ PUCRS), membro do LPA (Laboratório de Pesquisas Arqueológicas) MCT/ PPGH/ PUCRS; Coordenadora do GT Cultura Material e Arqueologia (ANPUHRS); Bolsista CNPq Sócia efetiva da SAB e Sócia da ANPUH.

Historiadora e arqueológa.

Doutoranda em História (PPGH/ PUCRS).Mestre em História (UECE) Membro do LPA (Laboratório de Pesquisas Arqueológicas) MCT/ PPGH/ PUCRS; Coordenadora do GT Cultura Material e Arqueologia (ANPUHRS); Bolsista CNPq. Sócia efetiva da SAB e Sócia da ANPUH.

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

GOMES BEZERRA, A. P. Modos à Mesa: Sociabilidade e Consumo no Ceará (Séculos XIX e XX). Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 82–101, 2021. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/330. Acesso em: 26 abr. 2024.