AS DISPUTAS POLÍTICAS NA RIBEIRA DO ACARAÚ EM TORNO DA MORTE E DOS BENS DO CORONEL SEBASTIÃO PINHEIRO RAPOSO (1720-1737)

Autores

  • Raimundo Nonato Rodrigues de Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Adauto Neto Fonseca Duque

Resumo

O presente artigo analisa as contendas políticas em torno das mortes dos bandeirantes paulistas na serra da Ibiapaba no ano de 1720. Inicialmente as informações sobre as mortes destes paulistas foram publicadas por Barão de Studart na revista do Ceará (RIC). Posteriormente, mais informações foram reveladas nos Documentos avulsos da Capitania do Ceará feito pelo projeto Resgate. Com estas informações foi possível analisar as disputas entre as elites locais no início do setecentos, na capitania do Ceará, especialmente na ribeira do Acaraú, motivadas pelas disputas da terra, da mão de obra e da imposição do poder régio no controle dos sertões e de seus moradores. Na ribeira do Acaraú utilizamos as informações relativas as mortes dos bandeirantes para compreender como elas foram utilizadas nestas disputas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Rodrigues de Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Adauto Neto Fonseca Duque

 

Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

DE SOUZA, R. N. R.; DUQUE, A. N. F. AS DISPUTAS POLÍTICAS NA RIBEIRA DO ACARAÚ EM TORNO DA MORTE E DOS BENS DO CORONEL SEBASTIÃO PINHEIRO RAPOSO (1720-1737). Revista Historiar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 5–32, 2019. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/316. Acesso em: 26 abr. 2024.