Com os Papéis Nas Mãos: escravos, livres e libertos entre experiências letradas na Corte Imperial.
Resumo
No contexto Corte imperial, o acesso à alfabetização era uma possibilidade tangível – ainda que não necessariamente simples – aos segmentos sociais subordinados à lógica escravista, como escravos, libertos e livres de cor. Diante disso, o presente artigo procura não apenas situar de modo abrangente o universo educacional da cidade do Rio de Janeiro oitocentista, mas indicar concretamente alguns exemplos de experiências de ensino formal e informal que foram acionadas por estes agentes históricos mencionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.