Infortúnios na travessia do Atlântico: naufrágios, doenças e mortes nas viagens da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755-1778).

Autores

  • Benedito Carlos Costa Barbosa Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ

Resumo

O estudo, baseado nos documentos arquivistas e nos dados slave voyages, analisa os infortúnios (naufrágios, doenças e mortes) no contexto da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755-1778). O tempo das viagens, a superlotação e as condições físicas e higiênicas das embarcações concorreram para esses infortúnios que se desdobraram em inúmeras mortes de escravizados ao longo das viagens atlânticas durante o monopólio desta companhia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Carlos Costa Barbosa, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em
História das Ciências e da Saúde da Casa de
Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ. Professor na
Secretaria de Estado de Educação do Pará
(SEDUC/PA).

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

COSTA BARBOSA, B. C. Infortúnios na travessia do Atlântico: naufrágios, doenças e mortes nas viagens da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755-1778). Revista Historiar, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 5–22, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/297. Acesso em: 20 abr. 2024.