A ABOLIÇÃO DO DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS NA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Vânia Maria Losada Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o processo de abolição do Diretório dos Índios na capitania do Espírito Santo e a reintrodução, poucos anos depois, da figura do diretor de índios para controlar o trabalho e a produção econômica dos índios cristãos, que moravam nas vilas e povoados indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Losada Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou, em 1999/2000, pós-doutorado no Center For Latin American Studies (Stanford University, Estados Unidos). É professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ. Atualmente, dedica-se à pesquisa em História Social e Política, com ênfase na História dos Índios (Brasil - séculos XVIII e XIX). Participa de redes de discussão sobre a questão indígena no periodo colonial e no processo de formação dos Estados nacionais na América Latina, envolvendo investigadores de diferentes instituições e paises.

Downloads

Publicado

2018-01-27

Como Citar

MOREIRA, V. M. L. A ABOLIÇÃO DO DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS NA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO. Revista Historiar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 110–124, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/261. Acesso em: 29 mar. 2024.