MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS E A ATUAÇÃO DO PADRE ALFREDO DÂMASO NO NORDESTE REPUBLICANO

Autores

Resumo

Nas primeira metade do século XX ocorreram intensas mobilizações dos povos indígenas no Nordeste, após um longo período de silenciamento oficial que decretou a extinção dos aldeamentos nas últimas do século XIX. Os índios Carijó habitantes em Águas Belas/PE, buscaram o apoio de Pe. Alfredo Pinto Dâmaso na mediação política entre os indígenas e o Estado, para o reconhecimento estatal, provocando a emergência étnica de outros grupos indígenas como os Fulni-ô, Os Xukuru do Ororubá e os Xukuru-Kariri expressas em suas memórias orais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular de História do Colégio de Aplicação da UFPE. Doutor em História Social pela UNICAMP. Leciona no PROFHISTÓRIA/UFPE, no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande-PB) e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/Campus Caruaru, destinado a formação de professores/as indígenas em Pernambuco. E-mail: edson.edsilva@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-01-27

Como Citar

SILVA, E.; BEZERRA, D. da S. MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS E A ATUAÇÃO DO PADRE ALFREDO DÂMASO NO NORDESTE REPUBLICANO. Revista Historiar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 175–193, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/259. Acesso em: 29 mar. 2024.