DOS DEBATES PARLAMENTARES ÀS TENTATIVAS DE ENGENDRAMENTO DE UMA POLÍTICA INDIGENISTA NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1840-1889)

Autores

  • Tatiana Gonçalves Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Resumo

Neste artigo analisaremos os debates em torno da “questão indígena”, antes e depois da promulgação do Regulamento acerca das missões de catequese e civilização dos índios de 1845. Além disso, buscamos compreender também as tentativas de engendramento de uma política indigenista pela província de Minas Gerais, especialmente no vale do Mucuri. A análise dos debates parlamentares travados no Senado demonstra a nebulosidade que pairava sobre esta tão implexa questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Gonçalves Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui interesse em História das missões católicas no Brasil no século XIX, História dos índios no Brasil. Atualmente é doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisa acerca do processo de expropriação de terras indígenas no Espírito Santo, durante a segunda metade do século XIX.

Downloads

Publicado

2018-01-27

Como Citar

OLIVEIRA, T. G. DOS DEBATES PARLAMENTARES ÀS TENTATIVAS DE ENGENDRAMENTO DE UMA POLÍTICA INDIGENISTA NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1840-1889). Revista Historiar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 143–158, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/250. Acesso em: 28 mar. 2024.