Conhecer o homem, compreender seu tempo: sobre a importância de José Getúlio da Frota Pessôa e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a história da educação brasileira

Autores

  • Gabrielle Bessa Pereira Maia Pedagoga, psicóloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC (Linha de Pesquisa: História e Memória da Educação)

Resumo

A década de 1920 encerrou significativas modificações na educacão brasileira sentidas com mais profundidade nos anos seguintes. Dentro desse contexto, destacam-se intelectuais e reflexões aqui representadas pelo vulto histórico José Getúlio da Frota Pessôa e o conhecido “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932), respectivamente. Partindo de tais considerações, destacamos as aproximações e divergências existentes entre o pensamento do referido intelectual e o documento do escolanovismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

MAIA, G. B. P. Conhecer o homem, compreender seu tempo: sobre a importância de José Getúlio da Frota Pessôa e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a história da educação brasileira. Revista Historiar, [S. l.], v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/25. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre