Brumas de Roma no Vale do Jaguaribe: notas sobre a Rerum Novarum, sua leitura e interpretação pelo primeiro Bispo de Limoeiro do Norte (Ceará), Dom Aureliano Matos (1889-1967)

Autores

  • Edwilson Soares Freire

Resumo

Este artigo se debruça sobre a encíclica Rerum Novarum (1891), destacando sua importância e procurando nesse documento elementos de interpretação concebidos pelo primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, Ceará, criada em 1938 e efetivada em 1940. Já em meados do século XX, desde que assumiu suas funções prelatícias, Dom Aureliano Matos teceu uma leitura peculiar do texto leonino sobre a situação dos operários europeus no século XIX, assimilando a realidade de uma Diocese de vocação agrária, não proletária, que somente na década de 1960 debutou para a modernização urbana da sede episcopal, esgarçando assim as “cortinas de religiosidade” que o bispo havia tecido com tanto cuidado nas duas décadas anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwilson Soares Freire

Doutor pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Downloads

Publicado

2017-03-05

Como Citar

FREIRE, E. S. Brumas de Roma no Vale do Jaguaribe: notas sobre a Rerum Novarum, sua leitura e interpretação pelo primeiro Bispo de Limoeiro do Norte (Ceará), Dom Aureliano Matos (1889-1967). Revista Historiar, [S. l.], v. 8, n. 15, 2017. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/241. Acesso em: 19 abr. 2024.