Agenciar o passado para produzir o futuro: sobre as relações entre a Escrita Realista e Ficcional no projeto fundacionista do IHGB

Autores

  • Thiago Alves Nunes Rodrigues Tavares Professor Doutor/ Coordenador do Curso de História – Faculdades INTA. Sobral-CE

Resumo

Temos por objetivo ao longo deste trabalho, o desenvolvimento de reflexões acerca das relações entre a produção historiográfica do Brasil oitocentista com a escrita ficcional, com vistas a potencializar a escrita da História no processo de constituição da nação brasileira. Para o desenvolvimento do presente trabalho, foram desenvolvidas análises em torno da formação do campo historiográfico brasileiro, que nos são dadas a ler nos primeiros volumes da Revista do Instituto Historico e Geographico Brazileiro (IHGB), e na monografia apresentada Como se deve escrever a História do Brazil, escrita por Carl Friedrich Phillip von Martius.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

TAVARES, T. A. N. R. Agenciar o passado para produzir o futuro: sobre as relações entre a Escrita Realista e Ficcional no projeto fundacionista do IHGB. Revista Historiar, [S. l.], v. 4, n. 6, 2013. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/64. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre