CABE UM QUILOMBO NA HISTORIOGRAFIA?
Palavras-chave:
Currículos de História, Beatriz Nascimento, QuilomboResumo
Este trabalho resulta de uma dissertação defendida em 2025 no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB. A investigação, de caráter interdisciplinar, tem como objetivo central analisar criticamente os currículos de História da UFC, UECE e UNILAB, com o intuito de identificar e problematizar a hegemonia branca na produção do conhecimento histórico nestas instituições. A partir desse diagnóstico crítico, propõe-se como objetivo específico a inclusão da obra "Historiografia do Quilombo" (1977), de Beatriz Nascimento, como leitura fundamental nas disciplinas de Historiografia das universidades investigadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 João Pedro Rodrigues de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





