AS MULHERES NEGRAS E A DESCOLONIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E DO MARXISMO:
apontamentos sobre representatividade epistemológica.
Palavras-chave:
Mulheres negras , Serviço Social, Marxismo NegroResumo
O Abordo sobre as pesquisadoras negras na descolonização do Serviço Social e do Marxismo a partir de um levantamento de estado da arte. Em buscas realizadas entre agosto e outubro de 2023, foram encontrados 34 trabalhos com 57 autoras/es, dos quais 37 eram mulheres negras. Essas pesquisadoras oferecem direcionamentos sobre raça e racismo, reivindicam representatividade epistemológica no Serviço Social e tensionam as relações entre decolonialidade e Marxismo, retomando intelectuais marxistas negros. Entretanto, constatou-se que tais direcionamentos não estão presentes nas produções da Região Norte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Jacqueline Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





