AS REPRESENTAÇÕES SOBRE GUARAPUAVA-PR E GUARAPUAVANOS NO PERIÓDICO ALTO MADEIRA (1918-1988)

Autores

  • Rodrigo dos Santos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Pedro Lucas Dopate Borges Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Estudos culturais, História Regional, Imprensa periódica, Rondônia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as representações sobre o município de Guarapuava-PR e os seus moradores no jornal Alto Madeira de Porto-Velho-RO (1918-1988). O referido periódico foi um dos mais relevantes da imprensa periódica rondoniense, fundado em 1917 e extinto em 2017, acompanhou os eventos locais, regionais e nacionais do século XX e início do XXI. Para atingir esse objetivo, utilizamos dos Estudos Culturais, mais precisamente do conceito de representação da História Cultural e amparamos em fontes da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Como resultados, percebemos que as representações são  diversas, algumas breves, enquanto outras, são mais detalhadas, entretanto, todas estão pensando os deslocamentos humanos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduado em História (UNICENTRO). Especialista em Educação do Campo (ESAP). Mestre em História (UNICENTRO). Doutor em História (UEM). Professor da UNIR.

Pedro Lucas Dopate Borges, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduando em História pela UNIR.

Downloads

Publicado

2026-01-02

Como Citar

SANTOS, R. dos; LUCAS DOPATE BORGES, P. AS REPRESENTAÇÕES SOBRE GUARAPUAVA-PR E GUARAPUAVANOS NO PERIÓDICO ALTO MADEIRA (1918-1988) . Revista Historiar, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 637–653, 2026. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/580. Acesso em: 11 jan. 2026.