A ADMINISTRAÇÃO SENHORIAL ATRAVÉS DA CHANCELARIA RÉGIA:
agentes, disputas e dominação social (séc. XII-XIII)
Palavras-chave:
Dominação, Administração Snhorial, DisputasResumo
A realização efetiva de um determinado poder político, intimamente vinculado com as esferas de dominação social, pressupõe níveis diversos de relações sociais. Um poder realiza-se sobre pessoas em um determinado espaço e tempo, possui uma inscrição factual e objetiva, para além dos discursos e narrativas a seu respeito. O presente artigo pretende demonstrar o conjunto contraditório, permeado de intermediários, dos esforços da aristocracia em enquadrar e realizar de forma fáctica seu poder sobre o campesinato. Os interstícios da documentação aristocrática revelam, inclusive, o grau de tensão interno desse processo e abrem possibilidades diversas de análise e pesquisa no campo, incontornável ao medievo, da relação de senhores e camponeses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Edilson Menezes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.





