“SAUDAÇÕES DE UMA TERRA DE POVO FIRME E MULHERES DE LUTA”:
A luta das mulheres de Apodi contra o “Projeto da Morte”.
Palavras-chave:
Resistência, Cartas, MulheresResumo
Neste trabalho buscamos evidenciar o debate sobre os impactos da chegada do agronegócio, a partir do início do século XXI, na cidade de Apodi, Rio Grande do Norte, principalmente a partir das lutas das mulheres no território. Ao longo do texto vamos detalhar a construção e organização de uma ação de resistência organizada pelas mulheres das comunidades do território. De forma coletiva junto ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi (STTRA), a comissão de mulheres propôs a elaboração de um conjunto de cartas enviadas à presidenta Dilma Roussef, solicitando o cancelamento do projeto de Irrigação Santa Cruz Apodi. O referido projeto visava a desapropriação de quase 14 mil hectares para a construção de um perímetro irrigado e um canal de irrigação, com o objetivo de atrair empresas da fruticultura irrigada para o território.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sarah Gois

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.