KURDISH NACIONAL MOVEMENT IN IRAQ (1960-1980)
Palavras-chave:
Curdos, Movimentos Sociais, Oriente MédioResumo
Entre 1960 e 1980, a resistência curda no Iraque passou de revoltas tribais a um movimento organizado, impulsionado pela violência estatal e políticas assimilacionistas. Urbanos e instruídos curdos integraram estruturas tribais em um projeto político coeso. A luta superou divisões internas, aproveitando tensões entre panarabismo e nacionalismo iraquiano. Em 1980, o movimento consolidou a identidade curda contra o estado-nação árabe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dogus Beyaztas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.