TRANSFORMAÇÕES NAS MENTALIDADES PROPRIETÁRIAS E A LEI DE TERRAS DE 1850:
uma análise dos debates sobre o processo de criação de uma nova legislação sobre a terra no Brasil, projetos de 1826, 1830,1843 e 1850.
Palavras-chave:
Lei de Terras, Brasil Império, PropriedadesResumo
O presente trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no mestrado, com acréscimos de perspectiva. A pesquisa em questão analisa o processo de formação das mentalidades proprietárias na primeira metade do século XIX, que culminou na lei de terras de 1850. Dessa forma, foram analisados os projetos de lei que pretendiam regulamentar a propriedade de terras no Brasil Império, bem como os discursos legitimadores em torno desses projetos, permitindo analisar as alterações nas concepções de propriedade e como essas mudanças afetaram a sociedade daquele período. Dessa forma, foi possível diagnosticar como as elites daquele período entram em conflito para defender seus próprios interesses e legislar em benefício próprio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FRANCISCO LEONARDO SILVA ALENCAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.