Considerações sobre o paradigma Positivista em História

Autores

  • José D’Assunção Barros Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós- Graduação em História; Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

Este artigo tem por objetivo desenvolver algumas considerações sobre o paradigma Positivista, especificamente no que se refere às suas aplicações na História. O primeiro ponto tratado é relativo às origens do paradigma Positivista em certas proposições do pensamento iluminista, referente às possibilidades de encontrar leis gerais para a História e para os desenvolvimentos sociais. Na sequência, aproximamo-nos da inversão de tendência política, da posição revolucionárias para as idéias conservadoras, que é incorporada pelo Positivismo em um novo contexto no qual a burguesia européia está assentada no Poder. A apropriação do paradigma positivista por alguns historiadores positivistas como Thomas Buckle, e outros desenvolvimentos nesta mesma direção, é outro ponto de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BARROS, J. D. Considerações sobre o paradigma Positivista em História. Revista Historiar, [S. l.], v. 3, n. 4, 2013. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/49. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre