O HISTORIADOR E O ALEPH:

história, ficção e possibilidades para narrativas.

Autores

  • Thiago Braga Teles da Rocha Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC/CE

Palavras-chave:

História, Ficção, O Aleph

Resumo

Este artigo nasceu de inquietações difusas, em especial da leitura de clássicos da historiografia e a inquietação com a impactante obra de Jorge Luis Borges. Primeiramente, realizo uma apresentação do conto O Aleph, de Borges. Em sequência, reflito sobre a relação entre história e literatura, compreendendo suas peculiaridades narrativas a partir de diferentes autores. Por fim, proponho uma possibilidade de narrar história com dispositivos narrativos que apresentem o campo de visão do historiador, como se este portasse o Aleph.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Braga Teles da Rocha, Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC/CE

Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino Básico do Ceará - SEDUC/CE. Mestre em História e Culturas pelo Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará - MAHIS/UECE (2017). Especialista em Ensino de História do Ceará pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2016). Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2013) com mérito acadêmico. Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET (2010-12). Pesquisador com ênfase em História Política da Igreja Católica, Teoria da História e Historiografia Católica.

Downloads

Publicado

2023-07-15

Como Citar

ROCHA, T. B. T. da. O HISTORIADOR E O ALEPH:: história, ficção e possibilidades para narrativas. Revista Historiar, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 205–217, 2023. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/478. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre