POR UMA HISTÓRIA ORAL DESCOMPLICADA:

algumas considerações iniciais.

Autores

Palavras-chave:

História Oral, Metodologia, Teoria, Orientação Técnica, Pesquisa

Resumo

Este artigo traz alguns questionamentos sobre o uso da história oral nas mais diversas áreas do conhecimento, abordando desde elementos teórico-metodológicos ao uso de equipamentos técnicos para a gravação as narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Antonio Jerfson Lins de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduado em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2007) e graduado em História - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará ? Uece (2004). Técnico em telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE, atual IFCE). Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre territórios da violência em Sobral-CE com bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP. Cursa segunda licenciatura em Geografia pela Faculdade Estácio do Ceará. É pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas ?História: memórias no plural?. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de imprensa, produção editorial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, economia, comunicação, história e saúde. Tem experiência em docência no ensino médio (História) e superior (curso de bacharelado em jornalismo do Instituto Superior de Teologia Aplicada - Faculdades INTA), onde participou ainda da formação do quadro de professores tutores do curso de Jornalismo em EaD e como produtor de conteúdo, além de atuar como professor em cursos de especialização na área de formação de professores. Atualmente é sócio diretor e membro do conselho editorial da Editora SertãoCult.

Downloads

Publicado

2023-07-15

Como Citar

LINS DE FREITAS, A. J. POR UMA HISTÓRIA ORAL DESCOMPLICADA:: algumas considerações iniciais. Revista Historiar, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 131–147, 2023. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/463. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê