IDOSAS/OS XUKURU DO ORORUBÁ:

memórias, experiências de vida e afirmação indígena no Semiárido pernambucano

Autores

Palavras-chave:

Idosos, Direitos, Indígenas

Resumo

A história contemporânea do povo indígena Xukuru do Ororubá é baseada nas narrativas orais. Indígenas idoso/as relataram como a maioria foram moradores ou trabalhadores-alugados em fazendas de invasores. Para os poucos indígenas com pequenas glebas de terras, os sítios, eram espaços de sociabilidades, por meio do trabalho em mutirão, as festas, a dança do Toré. A partir das memórias os indígenas afirmam direitos, sobretudo as terras onde habitam enquanto povo Xukuru do Ororubá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular de História do Colégio de Aplicação da UFPE. Doutor em História Social pela UNICAMP. Leciona no PROFHISTÓRIA/UFPE, no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande-PB) e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/Campus Caruaru, destinado a formação de professores/as indígenas em Pernambuco. E-mail: edson.edsilva@hotmail.com

Downloads

Publicado

2023-07-15

Como Citar

SILVA, E. IDOSAS/OS XUKURU DO ORORUBÁ: : memórias, experiências de vida e afirmação indígena no Semiárido pernambucano. Revista Historiar, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 44–57, 2023. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/461. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê