MEMÓRIAS EM DISPUTA:
uma reflexão acerca da construção das lembranças operárias
Palavras-chave:
História Social do Trabalho, História do Tempo Presente, História OralResumo
O artigo discute perspectivas teóricas e metodológicas em história social do trabalho em diálogo com campos de pesquisa relacionados à memória, história do tempo presente e história oral, enfocando, em especial, aspectos conceituais a respeito das construções de memória da classe trabalhadora. A abordagem compreende a memória como espaço de luta e de afirmação da identidade operária, percebida em suas contradições e paradoxos, num mundo no qual o trabalho parece perder a sua centralidade. Os embates em torno do patrimônio histórico num contexto de desindustrialização se constituem em momentos de valorização da experiência operária e de disputa por lugares de memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clarice Speranza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.