DIÁLOGOS ENTRE METODOLOGIA ORAL NA PESQUISA:
ensino de história, cultura africana e afro-brasileira.
Palavras-chave:
História Oral, Cultura Africana, Afro-brasileriaResumo
Este artigo tem por finalidade discorrer sobre a contribuição que a disciplina Tópicos Especiais I – História Oral – uma metodologia transdisciplinar, ministrada pelo Prof. Dr. Gizafran Nazareno Mota Jucá, no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em História Cultura e Espacialidade, pela Universidade Estadual do Ceará. Na possibilidade de encontrar um amparo metodológico na lente da metodologia oral, a fim de atravessar problemáticas inerentes aos estudos da cultura africana e afro-brasileira com Ensino de História, bem como aprofundar os aspectos da identidade negra e das memórias que estão imbricadas no processo na sociedade e, sobretudo, no imaginário coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 THIAGO MEDEIROS FERNANDES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.