O Episcopado brasileiro e a acolhida dos ensinamentos políticos e sociais dos Papas na República do Brasil (1889-1890)
Resumo
A relação Estado-Igreja é uma relação antiguíssima, chegando a alguns momentos da história a definir as relações dentro da sociedade. Com certeza a relação Estado-Igreja não parou no decorrer do tempo, mas permanece visível em nossa sociedade. A dialética de afastamento e de aproximação entre o poder temporal e espiritual foi algo marcante no Brasil, principalmente no período republicano, no qual a Igreja viveu os momentos finais do sistema de padroado. Com a proclamação da República o Brasil passou a ser um país laico e aconfessional, totalmente distante da idéia de Deus como fonte de todo poder. A Igreja teve que manter-se firme em seus propósitos evangélicos, mas para isso era necessário ter como projeto que incentivasse essa luta, os documentos dos papas, principalmente de Pio IX e de Leão XIII. É a partir desse último papa que surge a possibilidade de um entendimento entre a Igreja e a República do Brasil.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.