“UNIÃO E OLHO BEM VIVO” – LUTA POLÍTICA NA IMPRENSA BRASILEIRA

o jornal Astréa e o exilado Silva Maia (1821-1830)

Autores

Palavras-chave:

Independência; Exílio; Imprensa.

Resumo

O objetivo é abordar o contraponto de ideias entre jornalistas. A perspectiva centra-se na atuação de Joaquim José da Silva Maia. O periódico Astréa é a fonte principal em análise. A partir do filtro de palavras, identifica-se o termo “Imparcial”, jornal editado pelo personagem à época. Enfatiza-se, assim, o recrudescimento do antilusitanismo e uma luta política pública na imprensa brasileira nos anos finais do Primeiro Reinado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Martins da Silva, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto

É doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre e Graduado na área pela mesma instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisas CNPq Impérios e Lugares no Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto e professor pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq em Mídias, Tecnologias e História da Universidade Federal do Tocantins. Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO), da Associação Nacional de História (ANPUH-TO) e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). Tem experiência na área de História do Brasil imperial, História contemporânea, História política, Paleografia, com ênfase nos temas do exílio e exilados políticos, liberalismo, contrarrevolução, miguelismo, mídias e tecnologias digitais. Autor de artigos científicos e do livro "Entre penas e impressos: a experiência política de exilados liberais na Europa e no Brasil, 1826-1837", publicado em 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

MARTINS DA SILVA, L. G. “UNIÃO E OLHO BEM VIVO” – LUTA POLÍTICA NA IMPRENSA BRASILEIRA: o jornal Astréa e o exilado Silva Maia (1821-1830). Revista Historiar, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 76–99, 2022. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/442. Acesso em: 29 mar. 2024.